Na próxima segunda-feira – dia 19 de Maio - termina o prazo para que eleitores regularizem os seus títulos. Desde o dia 7 de março, mais de 111 mil eleitores procuraram a Justiça Eleitoral para regularizar a situação mas, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de cinco milhões de pessoas ainda têm pendências com a Justiça Eleitoral e podem ter o documento cancelado após o fim desse prazo.
Devem regularizar o título os eleitores que não tenham votado nem justificado a falta, tampouco tenha pago a multa referente à ausência nas últimas três eleições.
Lembrando que cada turno é considerado uma eleição. Para consultar a situação, eleitores devem acessar os sites do TSE ou dos tribunais regionais eleitorais (TREs) para verificar se constam da lista de títulos passíveis de cancelamento.
O serviço é gratuito e deve ser realizado somente em sites oficiais da Justiça Eleitoral. Caso haja débitos existentes, é preciso acessar o autoatendimento eleitoral nos sites da Justiça Eleitoral ou o aplicativo e-Título e fazer o pagamento. Também é possível fazer a regularização pessoalmente, no cartório eleitoral.